sábado, 16 de enero de 2010

Minhas Pautas

Fico triste pela morte de uma árvore de modo que eu quero compartilhar minhas experiências para que outros não fazem os erros que cometi no passado.
A maioria das espécies coleto no início da primavera, árvores de flores e frutas, depois da floração ou quando perdem seus frutos. Medronheiro é uma árvore curioso, estão em constante movimento, quando eles ainda têm fruta do ano passado, floresce, tenho recuperado no início da primavera e de agosto a novembro. Pinheiros, além do início da primavera de dezembro para janeiro. Carrascos, também no início da primavera e de agosto a janeiro.
Quando coleto, não só leva em conta as estações do ano, para mim existe outro fator importante as fases da Lua. Este é um tema que aprofundar mais, mas agora resumir que só coleto com Lua Descendente, evitando-se as quadraturas do Sol, Marte e Saturno, os nodos, os apogeus e perigeus, eclipses, lua nova e cheia.
Também espero que chove antes de coletar, a chuva tem algo mágico.
Em princípio, meus padrões servem para transplante de árvores estabelecidos como para coletá-los. Não se pode generalizar existem variáveis e sempre há exceções, mais a continuação os pormenores os passos que eu sigo são variam apenas alguns meses ou dias, de acordo com a lua ou fatores climáticos. Como exemplos, se é primavera e nós encontramos a neve é melhor esperar algumas semanas desde o choque da árvore "adormecido" pode prejudicar ou êxito da coleta. Outro exemplo é o final da primavera por isso é bom para "ler" uma árvore, ou seja, para ver se eles mudaram a cor do broto, no caso de um pinheiro, ou os brotos têm inchado de um carvalho, que é quando a árvore ta pronto para coletar.

Vou começar com o que temos de estar preparados para quando voltarmos para casa com o nosso troféu.
a) Temos de ter vários tipos de substratos, cada árvore tem seu pH . De nada nos vale um substrato neutro (Púmice) para um pinheiro, que necessitem de uma Kiryu o Akadama. (Minha mistura 60% + 40% Akadama + Kiryu).
b) O substrato que uso tem que ser como um drenagem, as partículas de 3 a 5 milímetros de diâmetro. Portanto não precisamos de uma base de drenagem, em outra ocasião falarei sobre a questão da drenagem.
c) Ter vários vasos ou recipientes de vários tamanhos, para evitar surpresas desagradáveis.
d) "Superthrive", mergulho minhas árvores há pelo menos meia hora. Duplico as doses recomendadas pelo fabricante.
e) Ter endo e ectomicorrizas preparado em função das espécies a menos que seja uma azaléia que serão necessários micorrizos tipo ericoide.

Antes de sair do carro, talvez carrego mais ferramentas das que preciso, já que mais de uma vez eu vim para casa vazio, por não ter as ferramentas apropriadas ou estão quebrados, eu não gosto de correr riscos que possam comprometer a coleta . Eu tenho um kit de primeiros socorros, bolsas de tecido e plástico, plástico de cocinha, corda, arnês, pulverizador de água, 2 lâmina de serra, 2 corda de serra, 3 pás, um garfo, 2 pés de cabra, um martelo borracha, um cinzel, 2 enxadas, 2 tesouras de poda pequena, uma tesoura de poda grande, uma machadinha e uma mochila que carregam também as ferramentas usadas para transportar nossos Yamadori. A mochila reforçe com tubos de alumínio para colocar sobre ele a nossa árvore. Obviamente, nem todos fico no saco por algumas das ferramentas deixo no carro e levo o que eu acho que eu preciso. Em um artigo futuro falaremos mais sobre as ferramentas. Eu carrego água para umedecer as raízes, é para quando curto a raiz pivotante como um lubrificante para manter a serragem de aglomeração nos dentes, quando serro. A pesar que vou sozinho a coletar é melhor para estar acompanhado, sempre, a possibilidade de ter um acidente ou perder se. O que também carrego e um GPS, mapas da área e uma câmera de fotos. A roupa uso roupas confortáveis, botas, chapéu e luvas. Tão importante como o kit de primeiros auxílios é o alimento, e chocolate, frutas, café, água e alguns sanduíches.

Agora que temos tudo pronto em casa e no carro, chegamos ao bosque aqui o meu primeiro conselho é para visualizar, imaginar que nosso árvore em um vaso de Bonsai. Estamos à sua altura e olhamos de todos os ângulos. Se o resultado não nos satisfaz e deixá-lo continuar a procurar outro. Buscando árvores com boa ramificação, uma casca de galho pode demorar um mínimo de 15 a 20 anos dependendo da espécie, portanto, não cortar os galhos deixando um tronco nu. Basta cortar os galhos que não têm nenhum futuro ou muito baixos ou por estética. Para que servem uma estaca em um pote de Bonsai? Quando coletamos a árvore tentando tirar a melhor quantidade de raízes pilíferas possíveis. Se vemos que isso não será possível desde que o pivotante é ir para a China ou está incrustado em uma roca é melhor sair e voltar a cobrir com terra e encontrar outro. Tiro a árvore com o pão da terra, umedeço o pão e as raízes expostas, se podemos envolvê-lo com musgo muito melhor. Em seguida, embrulhe com filme plástico o pão muito duro para não quebrar as raízes durante o transporte, antes corto as raízes gordas que não têm raízes pilíferas. Para facilitar o transporte amarro os galhos para reduzir seu tamanho, pulverização das folhas e embrulhe o copo inteiro com filme plástico. Com um saco de pano ou plástico volto a embrulhar com cordas. Agora eu posso colocá-la na mochila e aperto com arneses. Jogo terra encima do buraco onde era a Yamadori dependendo da espécie irá renascer outra árvore.

Uma vez em casa com nosso Yamadori estas são as etapas que seguem:
a) Preparar um recipiente de acordo com o tamanho das raízes com água é "Superthrive, use o dobro da quantidade recomendada pelo fabricante.
b) Tiro o plástico de cocinha da copa é corto as cordas e se houver um outro galho que eu não gosto corto ele.
c) Corto as cordas e plástico de cocinha começo a retirar cuidadosamente o substrato circundante, até as raízes quedam sem-terra.
d) Submergir no recipiente com "Superthrive" pelo menos meia hora.
e) Agora eu tenho o tamanho da embalagem ou pote que eu preciso, eu coloco arames para segurar a árvore e eu posso colocar o substrato na altura correta.
f) Coloque uma camada de micorrizos na terra.
g) Coloco a árvore em um recipiente e amarre-o com arames.
h) Coloco micorrizos em raízes.
i) Coloque o substrato e com um pau aperto ele até que ele esteja firmemente endurecido.
j) Com excesso do banho de Superthrive, adiciono uma colhera de sopa de açúcar por litro. Uma vez que a água sai do vaso deixo de regar.
k) Retiro todas as folhas, exceto no Juniperus ou Pinheiros.
l) Coloco a árvore na sombra e pulverizá-lo. Será na sombra até que comece a brotar.
m) Se temos a possibilidade de colocar em um hibernáculo ou protegido do vento e da chuva melhor. A razão é que nós que temos de controlar o rego e não a natureza. Sim depois de coletar a árvore chove durante três dias consecutivos, vai ter lavado o Superthrive e micorrizos e correr o risco de morte mais freqüentemente em Bonsai, a putrefação das raízes. No meu caso, como não tenho eu coloco um fim de plástico na terra quando eu vejo que vai chover. No caso do vento, se não tivermos amarrado ele pode arrancar ou secar o substrato.

Cuidados posteriores:
A) Pulverizar todos os dias e, se possível, várias vezes ao dia.
B) Três primeiros regos uma colher de açúcar por litro de água, são rego quando a terra secar.
C) Nenhum abono, inseticida até ver árvore forte.
D) Um ano após da sua coleta começa a se formar.
E) Transplanto o segundo ou terceiro ano.

Acima eu listei um coquetel de conselhos baseados na minha experiência, em que grupo eventos climáticos, botânicos, científicos e alguns podem ser chamados tradições populares, pode-se concordar ou não mais o que é o fim do dia é o de evitar a perda de um ser vivo. Coleta de Yamadoris não é uma ciência exata e tenho tentado ao longo dos anos é reunir tanta informação quanto possível, se alguém quer compartilhar deles é bem-vindo.

1 comentario:

JP dijo...

Obrigado pelas dicas.
Bom trabalho!