martes, 21 de julio de 2009

Bonsai Tamanhos

Eu pensei que seria de interesse adicionar ao meu blog a classificação por tamanho no Bonsai. Eu pensei que tinha uma boa idéia, mas quando comecei a repassar por meus livros e, em seguida, investigando através de internet vim até à conclusão de que não há números exatos, ou mesmo nomes. Existe ainda uma classificação por quantas mãos são necessárias para o transporte de um Bonsai ou caber em na mão o que torna as coisas ainda piores, pois não têm todos o mesmo tamanho das mãos ou resistência. O que eu achei é que a maioria dos autores concordam em que é o juiz, em cada exposição que classificá-los. Todas as medidas são tomadas a partir do substrato até ao ápice. Então o que se segue é uma orientação sobre a classificação por tamanho:
Tamanho Mini
MAME Bonsai, divididos em duas categorias:
KESHI-TSUBU, até 2,5 cm.
SHITO, de 2,5 cm. a 7 cm. (Alguns autores dizem 10cm.)
Tamanho Médio
SHOHIN, até 25 cm.
MYABI ou GAFU, de 13 a 20 cm.
KIFU ou KOMONO ou KATADE-MOCHI, de 20 a 45 cm.
CHIU ou CHUMONO, de 45 a 90 cm.
Tamanho grande
DAI ou OMONO, 90-130 cm.
HACHI-HUYE ou IMPERIAL, mais de 130 cm

No hay comentarios: